terça-feira, 23 de março de 2010

Pérolas do Torneio de Futebol de Mesa - 238º Aniversário de Porto Alegre

Numa visão pessoal, seguem alguns fatos do torneio do último fim de semana, realizado no Circulo Militar, em Porto Alegre:

- Como alguns já sabem, tive o prazer e satisfação de ser campeão da modalidade de lisos, nesta competição. Mas o que a maioria não sabe é que entrei na competição "pela porta dos fundos", visto que tinhamos, inicialmente, três vagas e elas estavam destinadas a Carraro, Mario e Alexandre Prezzi;

- Graças ao esforço do Maciel, que cavou uma vaguinha para mim, o que acabou sendo a minha entrada na competição. Então, fica a dica, entrada pelos fundos também dá título...rsrs!!

- Como o futebol de mesa é mágico. Nunca pensei que fosse presenciar um gol tão incrível quanto o que fez o meu amigo Rodrigo Borba em nossa parceiro Mario Jr. Vejam só, o caro meteu pelo meio das pernas do goleiro do Barcelona. Está certo que teve gente que achou que não foi gol, mas confio no Rodrigo e ví a frustração do cara no fim da partida. Não era de quem já estava nas semifinais, mas sim de alguém incapaz de prevalecer-se de um lance tão...digamos..espetacular! Foi o gol do torneio. E o pior, o Mário já procura um novo goleiro, visto que Valdez será colocado no banco. Onde se viu, tomar um frango numa decisão de vaga!

- E o Carraro. Não, melhor, mestre Carraro. Campeão de me dar surras. Aplicou um "chocolate" para o coitado do Yago. Mas o guri joga bem. É uma real promessa e me arrisco a dizer, se treinar, continuar sendo humilde e o principal, ter noção de algumas limitações, naturais de quem é novo no esporte, tem tudo para ser o futuro Marcelo Vinhas dos lisos.
- Mas não pode dar bola para os milk shakes da vida. Eu, quando entrei na AFM levei uma botinada do Mário. Pela Copa Caxias de 2009 o cara me aplicou 8x0. E queria mais, corria na mesa para marcar mais. Felizmente eu tinha uma pequena noção de arrumar o goleiro. Acabou o jogo e eu estava lá, sentadinho do lado da mesa. Uma mistura de tristeza, decepção, frustração e vergonha e aí veio o Mario, uma mistura de alegria e remorso, meio sem jeito, me encher de pedidos de desculpas. Disse a ele que era do jogo e que um dia eu acabaria aprendendo e jogando competitivamente. Mas o Mário é meu chegado. É um cara honesto, um cavalheiro nas mesas. A surra, mesmo que ainda engasgada na garganta, foi digerida depois;
- O importante é não colocarmos "máscara". Se ganhamos hoje, amanhã é outro dia. Eu não joguei melhor que muitos que ali desfilaram seus times de lisos. Também não vou desmerecer os méritos que tive na mesa. Mas como sempre digo, é um dia depois do outro. Se sábado tive êxito, domingo de tarde foi dia treino, assim como segunda, terça, etc...
- Já Xande Prezzi não foi tão bem. Mas o cara teve chance. Saiu ganhando do Vinhas. Não tomou goleada de ninguém. E olha que a chave dele era a mais parelha do torneio. E só ver quem chegou entre os quatro, Vinhas e Moreira, ambos da chave do Xandi. Mas valeu a disputa, experiência e parceria. O cara é gente boa e vai ter mais sorte da próxima vez.
- E o Nei Barbieri. Que pessoa simples e gente da melhor espécie, assim me pareceu. Foi um dos caras que me deu muito trabalho. Felizmente para mim ele não estava em uma tarde inspirada, com relação ao arremate a gol. Se tivesse, duvido que eu ganharia o jogo.
- E num momento atual, onde falar em abrigo é falar em desavenças, aproveito para agradecer ao Rogério Prezzi pelo empréstimo da calça do seu abrigo da AFM. Talvez tenha me dado sorte, numa visão mais mística. Mas tchê... É quente aquela calça. Não vou ser ingrato, registro aqui o meu agradecimento. É mais um que contribuiu para minha trajetória.
- E o Victor Mecking... O cara é um arrematador fantástico. Quem olha para Victor, com seu porte avantajado, não diz que o cara é Az do chute. Simpatia, cavalherismo na mesa e estima o cara tem para dar e vender, sem falar que é um excelente jogador. Parabéns mais uma vez. Só tem um grave defeito.... O cara é da "torcida dos Lobinhos"....E aí meu amigo, não tem Xavante que perdoe. Torce para eu nunca jogar cavado, pois num Bra-pel contigo vou me retrancar e sair só na boa. Daí... Vai ter que chutar bastante bolas difíceis para furar o gol do indio de Pelotas...rsrs!!! Abraço ao parceiro de título.
- Obrigado a Marcelo Vinhas, por ter me dado carona de Pelotas à Porto Alegre. Realmente não estava nos planos trazer "esta mala" para o torneio. Mas Vinhas é colecionador de títulos. Um ícone do esporte, à quem todos devem seguir. Não é exagero dizer que é um "lorde" na mesa e fora dela. Administra a FGFM de uma maneira simples e objetiva. E não podemos esquecer da antiga turma que lá estava que também, ajudou a semear o que a FGFM é hoje.
- Mas falando de Vinhas, o cara é, como meu amigo Vander Duarte, um ICEMan (Homem de Gelo). Concentrado, não é de gritar quando faz um gol. E se grita, como ví em alguns videos seus, até o grito é educado, em relação ao adversário. E assim que tem de ser. Educação na mesa, na vida da gente, no trato com as pessoas. Respeito aos posicionamentos adversos é fundamental. Sempre há algo a se colher e algo a se dispensar. Para novatos, como eu, é importantíssimo o contato, observação do jogo e postura do colega Vinhas. Mas não é só Vinhas que é refencial...
- Vejamos o mestre Carraro. É outro show de educação. Não tem tanto tempo em disputas de futebol de mesa, mas é um nome em constante evolução. Lançamentos precisos, chutes desconsertantes, visão de jogo apurada, são apenas algumas características deste grande mestre.
- E a galera dos cavados. Estive observando alguns jogos. Não gravei o nome da galera, mas tem muita gente boa, dando espetáculo nas mesas. Jogadas que não vemos nos lisos, coberturas...há, coberturas... meu sonho de consumo nos lisos, são feitas com tamanha simplicidade. Parabéns a todos que jogam cavados.
- E a cobertura do Gothe ao evento... Está de parabéns, como sempre. Atualizações imediatas, comentários precisos e fotos de grande qualidade. Realmente o blog é ícone entre nossa rede de divulgação. Como todo meio de comunicação, tem sempre aquele que gosta e aquele que não gosta, isto é normal. Opiniões à parte, eu acho bem interessante o blog deste apaixonado pelo esporte. Que siga sempre assim, lutando pela divulgação deste esporte e colocando o seu posicionamento e com isto, aceitando a visão do leitor, como é o funcionamento do blog. Parabéns..
- E o parceiro Breno. Valeu o confronto na mesa, outro cavalheiro a se ressaltar. Valeu o chimarrão do companheiro da Franzen, o qual não lembro o nome e não vou me arriscar a chutar e fazer uma "bola fora". Quando vier a Caxias do Sul entra em contato com a gente. Assim agendaremos uns amistosos.
- E..Rodrigo Borba, como poderíamos contar a história do urubu de meia?? Lembra??? Esta vai ter de ficar em off... Não é mesmo!
- E que bom conhecer o mestre Guido. Que camarada gentil e educado. Suas réguas são a mais pura arte que já tive em mãos, se tratando de réguas, é claro. E como é bonita a parceria dele com o Robson Bauer, por falar neste último, um cara 100% gente boa. Ambos vem da escola de Santa Vitória do Palmar, se não estou enganado e cometendo alguma gaff, e trazem daquela terra o carisma do povo do sul. A amizade fácil, a humildade de reconhecer um bom jogador, sem desmerecer, devido a serem estrelas de histórias de glórias estaduais e nacionais. Que bom ter em nosso convívio pessoas como Guido e Robson, isto enaltece o futebol de mesa. Nos remete aos áures tempos do futebol de mesa bem jogado. Da educação na mesa, frente ao oponente, ao juiz, à organização, etc... Que o Guido volte as mesas e que Robson não evolua tanto nos lisos senão, o que será da gente...
- E como é legal ver aqueles senhores "grizalhos" em torno da mesa. Disputando uma partida como nos tempos de meninos. É aí que mora a magia do futebol de mesa. Não sei seus nomes, mas alguns eram da AFUMEPA, por seus uniformes assim informarem. É muito legal isto. Futebol de mesa não tem idade, meus amigos...
- Putz...E o pneu da frente do Carraro...Quase nos deixa na mão. Ainda bem que estava esvaziando bem devagar, deu para calibrar e ir tranquilo para Caxias do Sul. Obrigado pela carona Carraro.
Bom, já escreví demais. Vou parando por aqui que a maioria dos leitores já devem estar de saco cheio de tanto ler minhas histórias. Um forte abraço a todos e nunca deixem de prestigiar o futebol de mesa em suas associações. Levem seus filhos. Incentivem a prática. O videogame, o computador são coisas legais, mas a prática do futebol de mesa é tão sadia que vale a pena o esforço junto a nosso "ninhos".
Até mais.

2 comentários:

  1. GRANDE CAMPEÃO CRISTIANO FICO MUITO LISONJEADO COM SUAS PALAVRAS AINDA MAIS VINDO DE UM XAVANTE POXA TUDO MENOS XAVANTE MAIS FAZER O QUE NÉ AMIGOS A GENTE NÃO ESCOLHE SE CONQUISTA UM GRANDE ABRAÇÃO FERA E ESTA MUITO LEGAL SEU BLOG,PARABENS NOVAMENTE PELO TITULO!!!!ABRAÇÃO EM ESPECIAL O PESSOAL DE CAXIAS,PESSOAS MUITO LEGAIS E COM UM FUTEBOL DE MESA QUALIFICADO MUITO BONITO DE SE VER,PENA QUE VAMOS TER QUE JOGAR O ESTADUAL ESTE FINAL DE SEMANA VENHAM COM CALMA GURIZADA 3 X 0 JÁ ESTA BOM HEHEHEHEH

    ResponderExcluir
  2. Muito legal. Dá gosto ler blogs com relatos do ambiente dos jogos, não se prendendo ao seco resultado das mesas. Um campeonato de futebol de mesa é uma diversão incomum por tudo que lhe envolve, não apenas ficando restrito aos resultados.
    E para terminar, meus parabéns pela conquista. Muito merecida porque só tinha fera na competição.
    Abraço,
    Rafa Tosh

    ResponderExcluir