domingo, 20 de junho de 2010

Brasil, Luis Fabiano e la mano de Dios...


Foi um golaço!!! Realmente uma obra prima, a estilo Maradona, o gol feito por Luis Fabiano, na tarde de hoje (horário de Brasilia), na segunda rodada da Copa do Mundo de 2010, contra a Costa do Marfim. E por falar neles, que seleção que "baixa o sarrafo", conforme expressão popular. Realmente, como disse o Dunga em coletiva após a partida, o jogo estava para ele, nos tempos de jogador, é claro. Quem viu o Dunga jogar sabe bem o que ele estava dizendo. O cara adorava dar uma pegadinha no tornozelo dos adversários. Vale ressaltar que fazia lançamentos primorosos e tinha um poder de marcação invejável.
Apesar de estar dando certo à frente do comando da seleção brasileira. De apresentar, não um bonito futebol, mas que adianta jogar bonito e não fazer resultados. Com Dunga a seleção tem mostrado a que veio. Tem tido apresentações pobres, mas conseguido os três pontos dentro das quatro linhas e isto é o que importa.
Mas Dunga tem o seu lado pobre. E digo pobre em educação, em jogo de cintura com a imprensa, que tece comentários e manipula a opinião pública. Pergunto a vocês leitores: Para que entrar em rota de colisão com a imprensa? Com a Globo e outros jornais e meios de comunicação? Ninguém é obrigado a estar sempre de bom humor, mas porque ele não segue o exemplo do bom e velho Felipão? Era irônico com a imprensa, com os repórteres, mas nunca perdia a educação. Nunca perdia a elegância e o jogo de cintura. Que feio dizer palavras de baixo calão e manchar nossa imagem, a imagem de uma nação que, se não tem nos gramados da Africa do Sul os seus Neimares, Ronaldinhos ou Gansos, nunca deixará de torcer por aqueles que lá estão.
Pois é gaucho Dunga, não manches a imagem do nosso povo do sul. Um povo de grande cultura, de grande educação. Um povo que nunca deixou de ser guerreiro, verdadeiro, honesto, mas que nunca fez destas características motivo de verdadeira "grossura" diante das câmeras e holofotes.
Não serão pelos palavrões do nosso maestro Dunga que o povo deixará de torcer pelo Kaká, Luis Fabiano, Robinho, Lucio e todos que lá estão. Mas educação vem de casa, de berço, e isto comandante, nós exigimos!!
Voltando à Copa, o Brasil foi mais Brasil hoje! Jogou muito melhor que na estréia. Kaká, mesmo sem estar 100%, mostrou que pode evoluir e que ainda nos dará alegrias. A defesa foi quase perfeita. Julio César seguro como de costume. Lucio e Juan a dupla que toda seleção sonha em ter. Se nas alas, em especial pela esquerda, ainda estamos devendo, os volantes tiveram melhor atuação. Elano, peça fundamental no esquema de Dunga, a meu ver, cumpriu seu papel, fazendo uma boa partida. Robinho, fez seu papel. Não tão acionado como na estréia, deu lugar ao brilho de Luis Fabiano. Este sim, estava devendo uma boa atuação, e que bom que veio o dia. Numa safra de escassos "matadores", nosso artilheiro voltou a dar show. O primeiro gol um "agulhaço", sem dar chance ao goleiro da Costa do Marfim. O segundo, uma verdadeira pintura. Talvez, se não fosse o fato da mão na bola, seria um gol a la Pelé. A CBF comparou o gol com o que Pelé fez em 58, na final da Copa daquele ano. Já li criticas a esta comparação. Me pergunto se o gol fosse feito sem o auxilio do braço do atleta, seria tão absurdo comparar ao do jovem Pelé? Creio eu que não, na minha ignorante visão!
De mão, de braço, enfim, o fato é que Luis Fabiano deu dois "lençóis" ou "chapeuzinhos", como preferirem, nos brutamontes da Costa do Marfim e concluiu com divina perfeição. Parabéns ao cara e que siga nos dando alegrias.
E falando de outras seleções:
A Itália que abra o olho logo, pois mesmo que cheguem sempre se arrastando nos mundiais, não vejo com boas perspectivas a vida desta seleção na competição. Dificilmente serão primeiro colocado de seu grupo e isto os faz cruzarem com a forte Holanda. Pode ser que cresçam diante de um bom adversário. Existem seleções que são assim. Porém antes, os italianos terão de mostrar a que vieram, coisa que ainda não foi feita dentro das quatro linhas.
Já a Holanda é perigosa. Não vem jogando bem, mas vem ganhando seus jogos, a exemplo do Brasil. Vem de uma série de partidas invicta. Record em sua história de confrontos frente a outras seleções. E Roben nem estreiou ainda. Vamos ficar de olhos abertos com a laranja quase mecânica.
Já a França está fora. Não queimo a lingua em dizer isto. Não existe, a exemplo de 2006, um Zidane no time que bote a responsabilidade debaixo do braço e conduza a equipe a classificação. São ovelhas desgarradas, sem um eficiente pastor. E cumprir calendário e dar adeus à Africa do Sul.
A Espanha classifica. Se recupera já amanhã, frente a fraca Honduras. Ainda vai encomodar nesta copa, mas não sei se chega entre os quatro. Começo a ter minhas dúvidas, vale acompanhar.
A Inglaterra está a perigo. Ainda acredito na classificação do English Team. Rooney é um excelente jogador, mas não vem jogando bem, talvez fruto de uma lesão ainda não curada. Para classificar tem de ganhar da perigosa Eslovênia. Acredito que vão ganhar. Mas daí para diante não vejo vida longa para os ingleses. O problema é que, se os ingleses forem segundo colocados em sua chave vão, certamente, pegar os alemães já nas oitavas de final. Digo os alemães pois não acredito que a seleção Alemã não seja primeira em sua chave. A Gana, atual primeira colocada na chave, é fogo de palha e vai perder para a Alemanha na última rodada. Se isto ocorrer e com a provável vitória da Sérvia, estaremos presenciando a "morte" da última força africana da copa. E isto vai ocorrer, vão por mim.
Assim sendo, teremos bons confrontos nas oitavas de final. Talvez Alemanha e Inglaterra, Itália e Holanda e por que não dizer, Brasil e Espanha. Desta forma, "morrerão" tres favoritos nesta etapa. E a Argentina....!! Pegará México, se assim for, já está nas quartas de final. Se pegar Uruguai o buraco é mais embaixo.... Daí a rivalidade equilibra a balança que insiste em pender para os hermanos argentinos. Uruguai e Argentina em copa é como Grenal aqui no sul, onde pode um estar em alta e o outro na zona de rebaixamento que, dentro de campo, tudo pode acontecer.
Seguimos acompanhando a copa das ZEBRAS, ou melhor, da Africa do Sul. Não acredito que o campeão não será uma destas seleções aqui citadas. O título estará entre elas. O resto dos participantes até podem tirar um pouco do brilho da festa dos favoritos, mas é somente isto. Eles não tem bala na agulha para chegar ao topo.
Abração a todos e até breve...

Nenhum comentário:

Postar um comentário