terça-feira, 15 de junho de 2010

Falamos de Copa do Mundo...

Bem amigos do futebol de mesa,
Como este meu blog, mesmo que eu esteja voltando de um estado de "hibernação", as vezes me disponho a publicar matérias que não dizem respeito as mesas de nosso estado. Ao futebol de mesa propriamente dito. Mas como vivemos tempos de copa do mundo, resolvi escrever minha impressão do que está rolando nesta importantíssima competição internacional.
Vejamos então...
Desde o primeiro dia venho acompanhando os jogos desta copa. Observei uma empolgada Africa do Sul quase bater uma seleção mexicana que para mim, é uma das decepções da primeira rodada. Eu esperava mais de um time que, a dias antes, havia batido na forte seleção italiana. Me enganei.
Depois, vi um jogo truncado entre França e Uruguai. A França, na minha ótica, é uma equipe comum. Sem a elegância dos tempos de Zinedine Zidane e sua turma. Para mim, depois de Platini, Zidane foi um maestro nos campos europeus. Tamanha classe e intimidade com a bola, era um atleta que dava gosto em ver jogar. Sempre de cabeça erguida, lançando os colegas e fazendo bonitos gols. Mas de passado vive a França e o Uruguai vai no mesmo caminho. Este sim, carente de bons jogadores, sobrevivi com um insistente Furlan que, diga-se de passagem, teve atuação bem melhor que o nosso Luis Fabiano, lutou e fez o que pode. Na zaga, Lugano era o ponto forte. Seguro como nos tempos de São Paulo. Um bom zagueiro. Falta conteúdo para o Uruguai. Ambos terão dificuldades para passar para a segunda fase.
Daí veio a Coreia (boa) do Sul, dona de um futebol habilidoso, bem diferente da irmã do Norte. Cancheiros em Copa, ou melhor dizendo, mais cancheiros do que os pernas de pau gregos, aplicaram um 2x0 sem ressalvas. Acredito que devem passar de fase. É só endurecer o jogo com os Nigerianos. E por falar neles, venderam caro o resultado para os hermanos argentinos. Está certo que o time de Maradona, do meio para frente é um dos melhores da copa. Mas tem a linha de defesa. O tal do Jonas Gutierrez é muito ruim. Salva-se, na zaga, o jogador Samuel. O restante vai acabar entregando o time e deixando Maradona na mão. Mesmo assim Messi mostrou porque é o melhor do mundo e isto pode contar a favor da Argentina na hora H. Vale conferir e que não cruzem com o Brasil.
Depois, observei um jogo fraco entre Argélia e Eslovênia, onde o menos pior venceu. Na sequencia veio a "favorita" Inglaterra. Para mim, de favorita não tem nada. Um time cheio de craques que, no papel, tornam a seleção favorita. Mas na prática não foi o que ví. Formada por um Rooney ainda sem condições plenas de jogo, a Inglaterra vai classificar mas não sei se terá um longo caminho nesta competição. Os americanos, com um futebol previsível e de forte vigor físico, a meu ver é candidato a classificação. Mas não alimentem muitas esperanças a respeito desta seleção.
No dia seguinte veio o confronto entre Servia e Gana. Jogo fraco mas que mostrou uma razoável seleção africana. Gana aproveitou melhor a chance de gol e venceu o confronto da, a meu ver, fraca Sérvia. No mesmo dia veio o desfile dos alemães. Digo desfile pois foi a seleção que melhor se apresentou. Podolski, Klose, Lahm, Cacau e demais estrelas alemãs, mostraram ao mundo como se joga futebol com organização tática, categoria em jogadas tramadas e muita habilidade individual. Pois é amigos, que cuidem-se os demais adversários, a Alemanhã é candidata a título nesta copa. Não só pelo score da primeira partida diante a fraca Austrália, mas pela forma com que fizeram sua apresentação.
Depois foi a vez da Itália. A Itália é como uma cobra, vem rastejando, de vagar e sempre. Se deixa-los vivos mais adiante vão montar o bote e abocanhar algumas presas. O negócio é matar nesta primeira fase. Mas daí é que lhes digo, quem vai matar? O Paraguai foi guerreiro. Talvez se tivesse Cabañas almejasse mais. Talvez até ganhasse o jogo dos italianos. Mas é uma seleção que tem vida curta na competição, tipo feijão com arroz. Já o que dizer dos Eslovácos e dos Neozelandeses, sem palavras.... Não vale a pena comentar.
E a chave do Brasil?
Portugal não tem mais a pegada da época do Felipão. Longe disto! Já a Costa do Marfim até pode ser a melhor seleção africana, mas não é páreo para as grandes. Como Portugal não acredito que tenham vida longa. Já os coitados dos Norte (ruins) Coreanos, pobres bichos...!!! Pegaram um Brasil burocrático e não foram páreo. Está certo que garimparam um golzinho. Este Lucio, Juan e Julio Cézar não mereciam tomar. Mas o problema do Brasil é outro. Dunga levou ao extremo a relação com a emprensa. Está certo que se ele fosse carioca ou paulista não teria tantas críticas. Como é gaúcho e de forte caráter é achicalhado pela emprensa daquelas regiões. Mas bem que o Dunga poderia ter um pouco de jogo de cintura. Entrar menos em atrito com estes fulanos. Fazer os seus treinos secretos porém abrir outros treinos à emprensa. Não é mostrando dois ou tres treinos aos meios de comunicação que vamos expor nossas "armas" para os extrangeiros. E por falar nelas, o que temos para esconder mesmo??? Convenhamos, o primeiro tempo do jogo de hoje foi uma piada. Nenhum chute com real perigo de ambas as partes. Kaká, coitado, é dedicado, tem vontande, guerreiro, mas está visivelmente fora de ritmo de jogo. Os volantes, Gilberto Silva e Felipe Melo são perfeitamente substituíveis. Quando temos no banco um Ramires pedindo passagem, por que não experimentá-lo ao lado do Gilberto Silva, deixando assim, o contestado Felipe Melo no banco?? Coisas de Dunga. Já Luis Fabiano, de goleador passou a pescador. Não por ficar lá na frente esperando bola no pé, como dizem. Mas por tentar, tentar e nada. E olha que ele teve, pelo menos uma chance boa de marcar. Mas este tem crédito, a meu ver. É só não ficar bravo e sair dando ponta-pé, como nos tempos de São Paulo.
Elano, apesar de muitos não gostarem, é uma formiga no meio do Brasil. Para um time onde "craques nem pensar" ele é peça fundamental. Robinho jogou bem. Movimentou-se, fez passe para gol e até deu as pedaladinhas de sempre. Acontece que também não teve vida fácil. No fim tudo deu certo, ganhamos de 2x1 e foi isto que deu para fazer. Quem sabe contra a Costa do Marfim, um time que terá de vir para cima do Brasil se não quiser se despedir antecipadamente da copa e, com certeza, vai deixar espaços em seu campo defensivo e isto vai fazer com que o Brasil jogue mais abertamente. Tem tudo para ser um jogo melhor.
Neste momento estamos no aguardo da favoritíssima Espanha. Quem sabe surge uma outra Alemanha da vida. Só o futuro nos mostrará. Ainda assim, minhas pedidas para a final seguem sendo Alemanha e Brasil. Alemanha por ter apresentado o melhor show desta primeira rodada e o Brasil pois, se o Kaká voltar a jogar o que sabe, somando-se as pedaladas do Robinho e a rede de pesca de gols de Luis Fabiano voltando a funcionar, temos alguma chance de, ao menos, chegar entre os 4 melhores.
Abração a todos e agora vou dormir, pois já escreví demais....rsrsrs!!!! Dale Brasil!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário